Madrinhas da Educação e Cultura

Tema: 

O Acesso à Educação e Cultura… é Transformar o Indivíduo em Cidadão.

Resumo:

A Campanha Madrinhas da Educação e Cultura será lançada em Janeiro de 2015 como instrumento de um trabalho de cidadania, do estímulo sócio educativo e preservação das raízes culturais do povo brasileiro que será desenvolvido pelas FRAFEMS do Estado de São Paulo.

Vivemos em uma época em que os desafios são cada vez mais imensos, os problemas sociais imensuráveis e onde a consciência de nosso papel como ser humano compassivo e transformador, tornou-se urgente!

É preciso saber que podemos ser abertos ao novo e à mudança! O acesso à cultura e à educação é um direito de todo cidadão. Mais ainda, a oportunidade de aprender é um direito de todo ser humano, pois amplia suas capacidades, sua aprendizagem e seu aperfeiçoamento. Esta Campanha é focada nos 8 Jeitos de Mudar o Mundo da ONU para Combater a Fome e Miséria e promover Educação de Qualidade para Todos, 1ª e 2ª Metas Milênio.

Objetivos:

Prestar serviços, levar informação, educação e cultura, de uma maneira organizada, potencializar os resultados alcançados pelas FRAFEMS em relação à população atendida que são: crianças até cinco anos nas Creches, crianças e adolescentes de Projetos Sociais, Escolas Parceiras, ONGS que cuidam dos Direitos da Mulher, Asilos, Hospitais, Famílias Carentes e Outros.

Metodologia:

O Conselho Estratégico e a FRAFEM Executiva Estadual, participarão como orientadores e disponibilizarão os canais de comunicação e a equipe, para dar suporte à Campanha.

Ações a serem realizadas: 

Estimular seus usuários a obter educação como passaporte para uma vida de sucesso.

Estimular as FRAFEMS e encaminharem ou ministrarem cursos rápidos ou profissionalizantes.

Estimular a leitura como meio de acesso ao mundo e da apropriação de conhecimento. Possibilitar excursões ou passeios culturais, como instrumento de transformação.

Amadrinhar crianças e jovens em suas necessidades de aquisição de bolsas escolares, materiais escolares, livros e acompanhamento de tarefas escolares, após o período escolar.

Realizar em parceria com creches, escolas, projetos sociais e outros; festas temáticas, palestras, teatros, gincanas culturais, concursos de redação, poesia, esporte ou dança, para valorizar a cultura brasileira: Carnaval, Dia da Árvore, Dia do Índio, Páscoa, Festa Junina, etc.

Realizar campanhas de Arrecadação de Livros, Tarde de Leituras para Crianças ou Idosos e montagem de espaços de Leitura Ambulantes ou Bibliotecas.

A Seleção do Público Alvo da Campanha Madrinhas da Educação e Cultura ficará a critério de cada Unidade e suas diretrizes permitirão mensurar a participação das FRAFEMS em seu trabalho por um mundo mais justo.

Período de Duração:

Janeiro a Junho de 2015.

Entrega dos Formulários de Resultados:

Até 10/07/2015.

FRAFEM

É uma Associação Civil Paramaçônica Feminina não iniciática, sem fins lucrativos, formada por esposas de maçons com união estável ou não, filhas, viúvas e parentes de maçons, bem como convidadas com relevantes serviços prestados ou com notório saber e interesse por causas sociais e está vinculada às Lojas Maçônicas jurisdicionadas ao GOSP/GOB.

Contato

Praça João Mendes, 42 - Sobre Loja
Centro - 01501-000 - São Paulo - SP
(11) 3346-7088